segunda-feira, 22 de maio de 2017

Amor em Jogo (Simone Elkeles)

Título: Amor em Jogo
Título Original: 
Autora: Simone Elkeles
Editora: Globo
Páginas: 3
Ano: 2016
Avaliação: ★★★
  Em Amor em Jogo iremos conhecemos Derek e Ashtyn.  No primeiro capitulo encontramos Derek na coordenação, pois ele e mais alguns amigos sabotaram a festa de formatura da escola, soltando porcos para assustar os alunos. Quando questionado de quem foi a culpa, Derek acaba assumindo e é expulso da escola. Após o incidente, o garoto não teve outra escolha senão ir morar com a esposa de vinte e poucos anos de seu pai, que está viajando pela Marinha, e se mudar juntamente com ela e seu filho de cinco anos para Illinois, em Chicago. 
    No capítulo seguinte, somos apresentados também a vida de Ashtyn. Ela está na escola junto com o time para escolher o novo capitão. E para sua surpresa, ela é escolhida, e isso causará vários problemas entre ela e o namorado. Em um dia um tanto complicado para Ashtyn, ela percebe que existe um estranho em seu galpão. Visando se proteger, ela o ataca com um tridente e o prende naquele local e sai em busca de ajuda. Para sua surpresa, descobre que sua irmã Brandi está em casa, junto com seu filho Julian e o enteado, Derek, o garoto que ela acabou de atacar e fica sabendo também que a partir de agora todos irão morar juntos. E essa nova convivência não será nada fácil.
     
     Ash é inteligente, guerreira e independente. Foi largada pela mãe aos cincos anos e quando tinha doze sua irmã mais velha também foi embora de casa, sendo criada apenas pelo pai, o qual nunca importou-se com ela. Inclusive ele a julga por ter um jeito meio moleque e por gostar de futebol, dizendo que isso não é coisa de menina. Porém, Ash tem o futebol como sua escapatória da vida que leva, e fará de tudo para levar seu time para o campeonato estadual e garantir sua bolsa na faculdade.
       Derek é um jogador prodígio, mas há dois anos perdeu a mãe para o câncer e pela culpa parou de jogar futebol. Agora que foi expulso da escola será obrigado a viver em outro estado. Ao conviver com Ash despertará novos sentimentos e a antiga vontade de jogar retornará, por mais que ele não assuma isso.
    A atração entre Derek e Ashtyn é quase que imediata. Mas, claro, nenhum dos dois quer admitir isso. Ashtyn odeia o fato dele ser um garoto super saudável, bagunceiro e a chamar de docinho de coco. Sem falar que ela tem namorado. Já Derek não quer saber de envolvimento, principalmente com uma garota que gosta tanto do esporte que um dia já fez parte da vida dele. Ele acha Ashtyn uma garota mandona bipolar, que desperdiça seu tempo com um cara que claramente, não a merece. Já Ashtyn acha Derek um cara muito (gato/lindo/maravilhoso) pretensioso, arrogante, e completamente deslocado. Ah, e um ladrão de cães, já que desde que ele chegou seu cachorro praticamente a substituiu. Mas conforme os dias passam a proximidade entre os dois só aumenta. Morando na mesma casa e tendo que dividir algumas rotinas está cada vez mais difícil ignorar a presença do outro. E quando Ashtyn e Derek precisam fazer uma viagem de carro juntos, eles perceberão que nem sempre é possível ficar preso ao passado e que possuem mais em comum do que imaginam. 
     
Considerações: Amor em jogo é um desses livros que te prendem até a última página com uma história que causará um verdadeiro misto de emoções. Esse é o meu primeiro contato que tive com a escrita de Elkeles e fique encantada com a forma simples e cativante que ela nos conta a história. A narrativa é intercalada pelos pontos de vista de Derek e Ashtyn, o que nos proporciona uma ampla visão da história e conhecemos melhor os sentimentos que um nutre pelo outro. Confesso que fiquei triste em alguns momentos e dei altas risadas em outros e isso foi o que tornou a leitura tão gostosa para mim.
     Apesar da história ser um típico clichê (casal que no começo se odeia, porém apenas não querem assumir a atração e paixão que sentem um pelo outro) o livro te prende de um jeito único e eu me vi totalmente envolvida na história. Os personagens foram criados com muito cuidado e carinho. O casal é completamente diferente, mas em alguns momentos parecem ser iguais devido as suas histórias e seu passado. Os personagens secundários também são importantes e possem participação ativa na história. A autora discute questões importantes na obra como a valorização da família, das amizades, o bullying, a igualdade de gêneros entre outros, de forma sutil.
     O único ponto que me deixou com o pé atrás foi o desfecho. Acho que tudo aconteceu rápido demais e algumas coisas ficaram meio irreais pra mim, Parecia que a autora queria resolver tudo em um único capítulo (às vezes até parágrafo). Mas tirando isso, gostei muito da leitura, é uma história muito gostosa para passar o tempo, com personagens cativantes que ficam no nosso coração depois que fechamos o livro. Recomendo para os fãs de um bom young adult. 
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário