sexta-feira, 30 de setembro de 2016

O Amor Nos Tempos de Likes (Pam Gonçalves, Bel Rodrigues, Hugo Francioni e Pedro Pereira)

Título: O Amor nos Tempos de Likes
Autores: Pam Gonçalves, Bel Rodrigues, Hugo Francioni e Pedro Pereira
Editora: Galera
Páginas: 270
Ano: 2016
Avaliação: ★★★

       O Amor Nos Tempos de Likes é um livro de contos de 4 booktubers (Pam Gonçalves, Bel Rodrigues, Pedro e Hugo). As duas primeiras eu gosto bastante e acompanho elas há algum tempo. Todos os três contos do livro são inspirados em clássicos.

      O primeiro, que é o da Pam, intitula-se “Próximo destino: Amor” e foi inspirado em Orgulho e Preconceito da Jane Austen. Nesse conto, narrado em capítulos alternados pelos dois protagonistas, conhecemos Liz, uma Youtuber super famosa do Brasil que vive em São Paulo mas está indo visitar os pais em Florianópolis. Enquanto está no aeroporto descobre que ele precisará ser fechado devido ao mal tempo e acaba tendo seu voo atrasado, precisando ficar lá esperando em pleno dia dos namorados. Enquanto aguarda que o tempo melhore e possa enfim embarcar, Liz conhece William um garoto um pouco fechado que implica com a forma com que ela fala com a mãe ao telefone, mesmo sem conhecê-la. Logo de cara ela não gosta muito dele mas por ironia do destino, quando embarca no avião descobre que Will será seu companheiro de viagem. Durante o trajeto eles acabam conversando e as coisas fluem melhor. Aparentemente, ele não faz a menor ideia de quem ela é porém, antes disso a irmã mais nova de Will que sofre de leucemia havia pedido para que ele encontrasse a Liz, de quem é muito fã, e pedisse um autógrafo, pedido que o rapaz não pode realizar já que não conhecia a garota e mal  sabe que é ela quem está viajando ao seu lado.
Esse foi de longe o meu conto preferido entre os três. A escrita da Pam é muito fluída e gostosa de ler e o fato de o conto ter sido narrado por capítulos alternados, só ajudou. Gostei bastante da forma como ela contou essa história e apesar de ser apenas um conto, me envolvi bastante com os personagens e por alguns momentos desejei que se estendesse por muitas e muitas páginas.

        O segundo conto é da Bel e se chama “(Re)Começos”, foi baseado em Dom Casmurro e aqui nós conhecemos a história de Madu, uma menina cheia de atitude que se enganou no amor e por cerca de um ano foi protagonista de um relacionamento abusivo. Após perceber que sua vida com Roberto não passava de um caso sem perspectiva que estava abalando até mesmo seu psicológico, a garota decide que é hora de dar um basta e recomeçar. Quando porém está se recuperando recebe  a notícia de que uma de suas melhores amigas está se envolvendo com seu ex namorado, ficando novamente abalada. Por ser uma excelente aluna na escola e passar sem recuperação, Madu ganha dos pais uma viagem para Búzios e aproveita o momento para se distrair e tomar novos ares. Chegando ao local, a moça decide ir a um Pub de “encontro às cegas”. Em busca de novas experiências, Madu acaba encontrando a companhia de alguém muito interessante, porém como em meio à escuridão ela não pode ver seu rosto e acaba ficando muito surpresa quando o encontro acaba e os dois se encontram lá fora, pois descobre que uma improvável pessoa foi sua companhia durante a noite toda.
O conto da Bel foi o que menos me cativou. Não consegui gostar muito da escrita dela e o romance me pareceu um pouco improvável demais. O fato de o livro ter apenas uma protagonista não deu a opção de a história ser narrada por capítulos alternados, como nos outros dois contos. Ainda assim, achei bem interessante ela ter inserido um pouco de sua própria personalidade na personagem e o tema de relacionamento abusivo, de se amar, recomeçar e se desprender de alguém que te faz mal foi muito válido.

       Por ultimo, temos o conto do Pedro e do Hugo, que se chama "337 Km", e foi baseado em Romeu e Julieta. Aqui conhecemos Julio e Ramon, dois rapazes gays que se conheceram através do Facebook em um grupo de compartilhamento de textos autorais e fanfics. Após se adicionarem no Face e trocarem números de celulares, a dupla começa a interagir através de mensagens instantâneas e aos poucos percebem que possuem muito mais em comum do que imaginavam. Julio é um garoto rico, porém está sempre sozinho já que seus pais sempre estão viajando para cuidar da sua rede de hotéis. Fugindo do desejo dos pais de que ele se forme em Hotelaria ou Administração para trabalhar no negócio da família, Julio é escritor e sonha em lançar um livro. Enquanto isso não acontece ele escreve algumas histórias e até menos mostra uma delas a Ramon e deixa o rapaz que trabalha em uma livraria, encantado. Surge um sentimento muito sutil entre eles que só vai aumentando até que os meninos decidem se encontrar e e aí que eles descobrem se essa relação que começou de uma forma virtual tem chances de dar certo, ou se eles não tem como lidar com todos esses quilômetros que os separam.
Sobre o conto dos meninos, apesar de não acompanhar o trabalho deles acredito que também tenham transferido bastante deles próprios para seus personagens. A história é divertida e muito fofa e o envolvimento que os dois personagens constrói é muito bonito e singelo.

        Todos os contos aqui falam sobre o amor (como o próprio nome do livro sugere) e em todos temos viagens como um elemento essencial. Apesar de poder ler qualquer um, sem uma ordem específica, um se relaciona ao outro de alguma forma, alguns personagens do conto anterior são mencionados no próximo ou algo que fizeram.
       Por fim, foi uma leitura rapidinha e super agradável. Acho interessante apoiarmos a literatura nacional e acima de tudo nossos queridos booktubers quando se arriscam a publicarem suas obras. Apesar de ter minhas preferências em relação aos três contos, o livro no geral foi uma leitura ótima e fiquei curiosa pra ler mais coisas desses três autores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário