domingo, 18 de janeiro de 2015

Ler com música

Oi pessoal, essa é minha primeira postagem aqui – eu sou a Larissa – e eu resolvi falar sobre ler ouvindo música.
Ontem eu tava no meu quarto tentando começar a ler Anjo Mecânico da Cassandra Clare, e aqui perto tem um restaurante pequeno onde tava tendo um show ao vivo, mas como eu queria me concentrar na leitura, precisei colocar os fones de ouvido e escutar alguma coisa que eu goste mesmo pra diminuir o barulho. O problema é que eu não consigo fazer as duas coisas ao mesmo tempo, ou eu me concentro no que eu tô lendo pra entender cada detalhe da história, ou eu escuto a música – principalmente porque, como eu sei a letra decorada, eu sempre quero cantar e acabo me perdendo e tendo que ler o mesmo parágrafo várias vezes.
Resolvi dar uma olhada na internet pra ver se tem muita gente que gosta de ler ouvindo música e a verdade é que sim, meu amigo até me disse que consegue fazer uma leitura mais divertida com música. Encontrei várias pessoas com vários motivos, algumas gostam de ler com música quando estão no ônibus pra diminuir o barulho externo e aumentar a concentração, outras gostam de fazer uma “trilha sonora literária” de acordo com o momento do livro, – como ouvir músicas agitadas enquanto lê cenas de ação – vi até casos de gente que só consegue estudar ouvindo música. Acontece que muita gente faz isso, é até bom porque quando você escuta a música de novo depois, acaba lembrando-se de partes do livro com mais facilidade.
Encontrei também pessoas que gostam de ler no silêncio total, essas são como eu, pois tudo diferente ao redor me distrai. Eu consigo ler em lugares diferentes, mas prefiro muito mais ler no mesmo lugar de sempre, meu quarto, porque além de eu me sentir mais confortável, em lugares estranhos eu não consigo não olhar tudo que tem ao meu redor. Sem falar na televisão, pode ser o programa mais chato do mundo, mas se eu tô ouvindo o que eles estão falando, eu preciso olhar pra tv e ver o que tá acontecendo, do mesmo jeito é quando têm pessoas conversando perto de mim, qualquer coisa me desconcentra e isso me deixa perdida na leitura.
Até parabenizo quem não se distrai com tanta facilidade, isso é importante, talvez ler ouvindo música fosse até bom pra isso. Enfim, o resultado de ontem é que eu não consegui ficar com os fones de ouvido, tampouco consegui ler muita coisa com o barulho do show, o livro acabou ficando pra depois. Agora eu pergunto: E vocês? Conseguem ler com música? Espero que tenham se identificado no texto, deixem seus comentários, fico até curiosa pra saber seus motivos.

Um comentário: