sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Garoto Encontra Garoto (David Levithan)

Achei essa capa  L I N D A, amei a escolha das cores *-*

O livro conta a história do Paul, que é um garoto gay, de 15/16 anos e que está cursando o 1° ano do ensino médio. Paul desde criança soube que gosta de garotos e já teve alguns relacionamentos amorosos, o último foi com Kyle, um garoto de sua escola também e que o magoou bastante. Certo dia, quando Paul vai a um show com seus amigos, ele conhece Noah por acaso e acaba sentindo uma atração por ele. Como Noah é também do colégio de Paul, eles se reencontram depois disso e o sentimento entre eles só vai aumentando e é essa história que o livro retrata, o relacionamento deles, que é lindo, simples e recíproco. Noah é um garoto que carrega traumas de um relacionamento passado que não deu certo e tem medo de se entregar de novo, mas com Paul isso vai acontecendo de forma natural e logo ele se vê apaixonado.

Sim, temos um triângulo amoroso aí pois Kyle, o ex namorado de Paul, acaba tentando se reaproximar dele e aí acontece uma coisa bem chata que acaba fazendo Noah se distanciar. Como se isso tudo não bastasse, Paul ainda tem que lidar com a melhor amiga Joni, que está namorando o cara mais babaca do colégio e parece estar bem envolvida com ele a ponto de não dar atenção ao que o melhor amigo, Paul, lhe diz. Paul também tem um amigo chamado Tony, que também é gay, porém ao contrário dos pais de Paul que são compreensivos, os pais de Tony não aceitam muito bem sua homossexualidade, por questões religiosas. Os amigos de Paul são ótimos personagens, inclusive Infinite Darlene que é um transexual líder da equipe de futebol americano e que nos faz dar boas risadas com seu jeito diferente de ser e me lembrou o Tiny Cooper, de Will & Will. Então, basicamente o livro vai retratar o dia-a-dia dessa turma, os sentimentos, aventuras e situações que eles presenciam. 


O livro é curtinho e a fonte é grande, a gente lê e nem percebe
David Levihtan se destaca porque apesar da história do livro ser um tanto clichê, ele soube trabalhar bem isso e deixar o livro gostoso de ler, apesar de levantar uma questão séria. É um livro bonito, engraçado e tem uma escrita bem leve. Eu gostei bastante dos personagens, achei que foram bem desenvolvidos. O livro é sensível e nos faz pensar que devemos sempre ser nós mesmos, independente das situações, porém, eu esperava mais do livro. Por ser do David Levihtan eu achei que fosse ser um dos mais impactantes do ano, o que aconteceu com Todo Dia, minha segunda melhor leitura desse ano. Garoto encontra Garoto não é um livro que traz muitas reflexões e outra coisa que não gostei também foi o ambiente criado, onde tudo parecia perfeito demais, com a maioria das pessoas sendo bissexuais, homossexuais e etc. Apesar de não atingir minhas expectativas, foi uma leitura prazerosa, que eu recomendo pra quem gosta desse tipo de jovem adulto com temática gay e que apesar de não tratar de um tema simples, é leve e de rápida leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário